[L] NetFlix no Linux rodando direto do HTML5


ATUALIZAÇAO: A partir do dia 10/10/2014 não é necessario mais fazer esse procedimento, basta ter o chorme 37 ou superior. 🙂

 

Bom dia pessoal, tudo bem?

 

A maior dor de cabeça que tive no ultimos tempos foi em relação ao NetFlix. Sou assinante e sempre tive problemas  para assistir no linux, já que este utiliza o SilverLight da Microsoft para transmitir os vídeos (esse programa possui um sistema de segurança DRM que garante que apenas o assinante esta vendo o vídeo–a grosso modo–),  o que implica que não há suporte para o Linux.

Utilizei pnetflix_logo_3575or algum tempo o wine para emular o SilverLight , porém era algo ridiculamente instável (não fiz um artigo sobre isso de tanta gambiarra que tinha).

Uma alternativa ao SilverLigth é rodar os vídeos diretamente no navegador através do HTML5, porém esta é uma promessa antiga do NetFlix.

Essa semana porém fiquei surpreso  com a notícia que as ultimas versões do Chrome-dev já trazia suporte ao DRM no html5, o que tornava possível executar os vídeos direto do navegador. Vou indicar os passos:

 

  • Inicialmente instale a versão dev no google-chrome (vou indicar para o Arch Linux que é a distribuição que utilizo, porém instale de acordo com sua distribuição linux):
$ yaourt -S google-chrome-dev
  • Instalado o chrome, acesse o NetFlix , vám em sua conta, e verifique se a opção HTML5 está ativa como a figura abaixo:

Captura de tela - 04-09-2014 - 10:33:25

  • Porém ainda não podemos utiliza-lo, pois o netflix não reconhece nosso sistema como compatível. Por isso temos que instalar um plugin que irá engana-lo sobre qual sistema estamos utilizando.  Instale o User-Agent-Switcher.
  • Instalado o plugin, no canto superior direito do Chrome ele irá aparecer. Clique com o botão direito sobre ele e vá em opções.

Preencha o campo com os dados abaixo:

  • Name: Netflix Linux
  • String: Mozilla/5.0 (Windows NT 6.3; Win64; x64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/38.0.2114.2 Safari/537.36
  • Group: Irá preencher automaticamente
  • Append?: ‘Replace’
  • Flag: IE

Agora volte ao site do NetFlix, clique no plugin, selecione Chrome e clique em Netflix Linux.

Pronto agora é só estourar a pipoca e curtir um bom filme 🙂

 

PS: Para usuários do Ubuntu devem instalar a biblioteca libnss3 que pode ser encontrada aqui

Fonte: OMG! Ubuntu! : http://www.omgubuntu.co.uk/2014/08/netflix-linux-html5-support-plugins

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s