[F] Observação do Átomo de Hidrogênio – Indicação de artigos.

em

 

Esse mês foi publicado um artigo na Physic Review Letters, uma importante revista de artigos científicos especializada em Física pertencente a APS (American Physical Society), sobre a “observação do átomo de Hidrogênio” que tem levado alguma discussão a comunidade científica.

A Mecânica Quântica (Teoria que prevê o comportamento do “mundo muito pequeno”) diz que não se pode medir uma partícula exatamente sem perder informação, isso é conhecido como princípio de incerteza de Heisenberg (se sabemos exatamente onde uma partícula esta posicionada, não temos informação nenhuma sobre sua velocidade  –  momentum- ), portanto o que a teoria prevê é a probabilidade de onde estará a partícula.

A teoria também diz que essa partícula pode ser descrita como uma onda (dualidade onda-partícula), são as chamadas funções de onda, cujo a superposição constrói toda a propriedade quântica da matéria. Se realizamos uma medida direta, ocorre o chamado colapso da função de onda, acabamos destruindo todo esse carácter quântico.

O que os pesquisadores da Netherlands’ Foundation for Fundamental Research on Matter da Holanda e colaboradores fizeram foi inventar uma maneira de medir o elétron sem destruir a função de onda.

A proposta teórica para o experimento foi proposta por 3 Russos em 1981 e apenas agora foi possível demonstrar que era possivel realiza-lo. Eles conseguiram “medir a função de onda”.  O resultado foi uma medida das “nuvens de probabilidades”, ou seja, observou-se  que o eletron podia estar em “muitos lugares em torno do nucleo” de acordo com a probabilidade prevista pela teoria.

Os 3 links abaixo são artigos indicados (em Ingles) :

De divulgação:

http://news.sciencemag.org/sciencenow/2013/05/a-snapshot-of-the-inside-of-an-a.html

Opinião de especialista:

http://physics.aps.org/articles/v6/58

Artigo sobre o experimento (necessario ter acesso para baixar o artigo completo)

http://prl.aps.org/abstract/PRL/v110/i21/e213001

hydrogen-wavefunctions tumblr_lal4i2eFMh1qcmqa0o1_500

 

Predições teóricas de como seria a probabilidade de encontrar o eletron para cada estado excitado do átomo de hidrogenio. Para ver os resultados dos pesquisadores acredito ser melhor ler os artigos para entender passo a passo do experimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ajude a melhorar o post: Sei o quanto é dificil fazer uma transposição didatica, por isso algumas coisas podem ficar ambiguas ou com sentidos distorcidos… comente embaixo e ajude a melhorar  o post para outros leitores…

 

Carlos Maciel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s