[L] Depois do Mate … vez do Cinnamon


E ai galera, tudo bem?

Desculpa a demora em postar no blog, mas ultimamente tenho tido bastante trabalho na pós graduação, portanto o blog não esta abandonado :), sempre que der posto mais coisas , bem: no ultimo post tinha descrito o MATE ( um f0rk do gnome 2 – uma cópia do gnome 2- ) hoje vou falar como instalar o CINNAMON ( canela em portugues) que é um outro ambiente grafico que vem ganhando força e estabilidade nos ultimos meses.

O Cinnamon, assim como o MATE é mantido principalmente pelo pessoal do LinuxMint. Ele é baseado no gnome 3 e ao contrario do MATE, possui varios recursos gráficos, sendo uma ótima alternativa para quem não gostou do gnome-shell (ou Unity) e tem um bom equipamento ( roda tranquilamente em praticamente todos os computadores atuais, a ressalva que eu faço é quanto a placa de vídeo, mas se roda o gnome 3 com certeza vai rodar o cinnamon).

O Cinnamon é bem bonito a primeira vista e possui vários recursos, mas por ser um ambiente novo ainda não possui muitos plugins e “facilidades”. Ele  esta na versão 1.4 (olhei hoje dia 30/08/2012), por isso ainda esta  instável (na minha opinião), mas esta amadurecendo rapidamente, portanto não aconselho deixar como unico ambiente gráfico, pois qualquer problema, tendo outro ambiente fica mais facil para recuperar. Abaixo tem um video de demonstração do Cinnamon:

Bem apesar dele ser do mint podemos instalar facilmente no ubuntu… Não sou muito fã de PPA, mas facilita bem para os iniciantes ou para quem esta com pressa e não quer compilar tudo. Bem vamos adicionao o ppa:

sudo add-apt-repository ppa:merlwiz79/cinnamon-ppa && sudo apt-get update

depois instalar o cinnamon:

sudo apt-get install cinnamon

E todas as extensões disponíveis:

sudo apt-get install cinnamon-extension*

Vale a pena lembrar que ainda existem problemas de instabilidades, mas esta ai uma  ótima alternativa para o gnome- shell e o Unity.

Abraço a todos

Quake

PS: Desculpe os erros de portugues, ainda preciso de revisão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s