[L] Testando o Arch Linux – Uma distribuição impressionante


E ai pessoal, tudo bem? Vou começar agora, além do Ubuntu e do Debian, a postar algumas dicas do Arch Linux. Tive contato com ele há poucas semanas e ja é uma das minhas distros favoritas (só não ganha do Debian, minha paixão).

A principal característica dessa distro na minha opinião é a personalização, você “constrói” todo o sistema, instalando os pacotes que acha útil e personalizando como quiser, o que deixa o sistema realmente mais rápido e leve… é realmente impressionante o desempenho ganho em relação a outras distros. Mas isso tem um preço (como tudo na vida). Não é uma distro para iniciantes e sim para usuários intermediários e avançados, já que exige um conhecimento bom do sistema, além de que a maioria da configuração é feita de forma manual, através de edição de arquivos. (Até eu mesmo tive alguma resistência até tentar trabalhar com ele… desde que tenha um conhecimento de linux, nao é tão difícil quanto parece).

O Arch junta o melhor do Slackware (personalização) com a facilidade do Debian (ele também possui um ótimo gerenciador de instalação de pacotes : o pacman, que realmente funciona). Mas o Arch é uma distro independente, não sendo derivada de nenhuma dessas. (citei apenas como forma de comparação).

Para quem já tem algum conhecimento de Linux, recomendo fortemente a se aventurar na configuração desse sistema.

Essa semana ainda posto uma visão completa sobre a distribuição.

Abraço a todos

Quake

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s