[F] – Série EFQ – Capítulo 6 – A Descoberta do Eletron… O Átomo é divisível?


E aí pessoal, hoje vamos falar brevemente sobre a descoberta do elétron… Recapítulando rapidamente, os filósofos tinham varias correntes de pensamento a cerca do que acontecia na natureza… desde achar que um ou mais elementos encontrados na natureza podia ser o criador de tudo que ocorria, ou que tudo era formado por minusculas partículas que deram o nome de átomo (do grego, que significa indivisível).Com o renascimento no século XVI tivemos o advento da física, com novos métodos de estudar a natureza (método científico) e o estabelecimento da mecânica Newtoniana…

Agora vamos pular para o século XIX… Onde algumas novidades começam a aparecer:

Tubo de Crookes

Por volta de 1855, em uma ampola, William Crookes realizou experimentos com gás abaixo da pressão atmosférica (formou um “vácuo” no tubo) e uma alta tensão. O experimento consistia em uma “ampola ” feita de vidro ou quartzo e dentro dela se faz o vácuo. Ela contém duas placas metálicas ligadas a uma fonte de tensão elétrica. A placa ligada ao pólo negativo é chamada de catodo e a outra, ligada ao pólo positivo, é o anodo. Quando a tensão entre o catodo e o anodo fica bem elevada surge um feixe luminoso que sai do catodo e atravessa o tubo. São os “raios catódicos”.

A luminescência esverdeada que aparece na parede do tubo de Crookes sempre aparece no lado oposto ao catodo, em frente a êste. Mudando-se a posição do catodo e a do anodo, de todas as maneiras possíveis, ela sempre aparece em frente ao catodo. Concluímos então que a luminescência é produzida por alguma coisa que sai do catodo, atravessa o tubo, e se choca com a parede de vidro. Quando êste fenômeno foi descoberto, deu-se o nome muito vago de raios catódicos a essa coisa que sai do catodo, isso porque sua natureza era inteiramente desconhecida.

Em 1897, Sir Joseph John Thomson (prêmio Nobel de Física em 1906) ,sintetizou seus estudos na idéia segundo a qual a matéria, quaisquer que sejam suas propriedades, contém partículas de mesmo tipo dos raios catódicos, cuja massa é muito menor que a dos átomos. Essa linha de pensamento levou à descoberta de um corpo menor do que o átomo do hidrogênio, e disso resultou a identificação das partículas que denominou corpúsculos, que depois ficariam conhecidas como elétrons.

Thomson então encontrou a primeira subpartícula atômica, o eletron… Ou seja o átomo  não era indivisível como os gregos imaginaram e acreditava-se, mas sim era composto por partículas ainda menores…

Thomson demonstrou experimentalmente sua teoria ao comprovar a existência desses corpúsculos nos raios catódicos. Thomson submeteu esses corpúsculos a campos elétricos e magnéticos, onde pode perceber uma deflexão da luminescência do tubo, o que levou a determinar que tais corpúsculos tinha cargas negativas…


Ampliou esse conceito em 1903, onde Thomson propõe um modelo de luz constituído por partículas emitidas de modo descontínuo, antecipando a teoria dos fótons formulada por Einstein.Ainda em 1903, J.J. Thomson propõe um modelo atômico, onde o átomo seria formado por uma massa positiva e os eletrons ficariam na superfície ( imagine o átomo como se fosse um pudim de passas, uma massa no centro e os eletrons (ou passas) encrustado nele).Mais tarde postulou que os eletrons podiam andar dentro da “massa positiva” para justificar o movimento de Oscilação forçada do eletron no átomo (para tentar explicar o espectro), ou seja, não havia nenhuma informação sobre a distribuição das cargas positivas no átomo, portanto, ele postula que as cargas positivas estão em uma superficie de raio do tamanho do átomo e no interior  estariam os elétrons.

Pegando um elétron 🙂

“Essa época irá ocorrer outras grandes revoluções sobre a nossa concepção da natureza… O modelo de Thompson não irá durar muito como iremos ver no próximo post, mas ja apresenta um grande avanço, principalmente pela descoberta do eletron… Quanto ao tubo de raios catódicos muitos ainda temos em casa, já que é o coração da televisão “tradicional” (essa tecnologia vem diminuindo a cada ano com o advento das televisões LCD e Plasma)”

Uma boa semana galera…

Autor e Pesquisa: Carlos Maciel (Quake)

PS: Desculpem alguns erros de portugues… este texto ainda nao foi revisado…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s