[F] – serie EFQ – Capitulo 2 – Os Três Filósofos de Mileto


Continuando a nossa série…

Tales de Mileto

Tales de Mileto viveu na colônia de Mileto, na Ásia menor. Ele ficou famoso por calcular o tamanho das pirâmides do Egito com grande precisão usando apenas a sombra da pirâmide e uma vareta. (Além de Filósofo era também um excelente matemático e astrônomo). Ele também conseguiu prever também um eclipse solar ocorrido em 585 A.C.

Tales foi um dos grandes pensadores sobre as transformações que ocorriam na natureza (lembram-se do capítulo 1? A partir de um certo ponto o interesse do pensamento migrou de saber qual a origem de tudo para como ocorria as transformações, consequentemente surge a ideia de que existia um elemento fundamental…). Para ele, a água era a origem de
todas as coisas.


Ele não deixou muito claro a razão sobre o porquê ele pensava assim, mas quando ele esteve no Egito, ele deve ter observado o rio Nilo e via o quanto à água era importante para as plantações e animais, que após a cheia do rio, enchia de vida as margens.  Ou ate mesmo após as chuvas ele observava o surgimento de minhocas e rãs, por causa
disso ele deveria pensar que os animais surgiam por causa da água. Portanto a água deveria ser o elemento fundamental na natureza, pois tudo deveria ser feito de água.


Anaximandro 


Anaximandro foi o segundo filósofo de Mileto que se tem notícia. 
Para Anaximandro o mundo era apenas um dos muitos mundos, onde esses mundos eram criados e dissolviam nesse algo maior que ele chamava de infinito.  Para Anaximandro não existia uma única substancia fundamental, ou seja, tudo aquilo que surge é completamente diferente daquilo que foi criado. E como tudo que é criado é finito, logo o que deveria existir alem da criação deveria ser infinito. 
Logo, não poderia ser algo tão trivial como a água a substancia que compõe todas as coisas do mundo. Já que esta substância, do qual tudo é feito, teria que estar inserida no infinito.


Anaxímenes

Anaxímenes também viveu em Mileto, sendo o terceiro filosofo de Mileto que se têm notícias. Ele viveu aproximadamente entre 588 a 524 a.C.. Ele também foi um dos pensadores a cerca da substancia fundamental do qual tudo na natureza era formado. Para Anaxímenes a substancia fundamental da natureza era a ar ou o sopro de ar.
Anaxímenes pensava contrariamente de Tales, pois se a água era a substancia fundamental da natureza, de onde vinha a água? Para Anaxímenes a água nada mais era do que ar condensado. Ou seja, o ar era comprimido e se transformava em água, se comprimisse mais o ar iria se tranformar em terra e o fogo nada mais era do que o ar rarefeito. 
Portanto para Anaxímenes terra, fogo, água eram substancias que eram formadas pelo ar, logo o ar deveria ser a substancia fundamental, do qual tudo era formado.

Para chegar a essa conclusão ele devia ter observado a chuva, que era água que caia
do céu, ou seja, ar condensado. Ou ter observado que aparecia terra após o degelo, ou seja, o ar se comprimiu ainda mais e se transformou em terra.


Os três filósofos de Mileto compartilhavam da idéia de que deveria haver uma, se somente uma substancia fundamental na natureza. Mas será que apenas uma substancia seria capaz de ser responsável por todas as transformações que ocorriam na natureza? Como uma substancia era capaz de se modificar e se transformar em lago tão diferente?


Esse problema ficou conhecido como o problema da transformação. Voltaremos a falar sobre ele.


Espero voces na próxima sexta (11/05) para continuarmos essa pequena reflexão sobre a composição do mundo… Uma ótima semana

Carlos Maciel O. Bastos (Quake)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s