[F] – serie EFQ – Capitulo 1- Os Filósofos da Natureza


E ai galera tudo bem? Continuando nossa conversa…

Os filósofos da natureza foram pensadores gregos que se preocuparão basicamente com os mistérios relacionados à natureza e o mundo que os cercava. Uma das grandes sagas da humanidade e uma pergunta que sempre a perturbou é saber de onde vem o mundo e do que ele é feito.

Os filósofos elaboraram varias idéias sobre do que era composto o mundo e como ele surgiu. Mas se deparavam sempre com uma questão: “Nada pode surgir do nada, mas alguma coisa tem que ter surgido do nada algum dia.” O que muitas vezes acabava em um pensamento retórico.

Por esse ponto de vista muitos partiam da suposição que o mundo sempre existiu.

Com isso deixavam de pensar como nada surgiu do nada e passavam a se preocupar como as coisas eram criadas e transformadas na natureza. Por exemplo: “Como a água se transformava em peixes vivos, ou como a terra se transformava em minhocas, ou o ar se transformava em pássaros.”

(Imagine a diversidade de coisas que existem a sua volta… como tudo isso pode existir e por que as coisas tem essa forma?)A partir dessas observações os filósofos compartilhavam de uma idéia em comum de que existia uma substancia básica por detrás de todas essas transformações. Na história não se conhece exatamente como eles chegavam a essas idéias, mas apenas que as compartilhavam de forma comum.

Sabe-se que eles propunham questões referentes a essas transformações, na tentativa de descobrir algo em comum e que fosse eterna, pois essa substancia estaria presente em tudo que existe na natureza.  Uma vez que eles queriam entender a natureza sem recorrer a  mitos.

Grande parte dos escritos desses filósofos se perdeu. Apenas algumas obras chegaram até os nossos dias, mas as poucas que chegaram nos fizeram ter uma idéia sobre como eles pensavam sobre as questões relacionadas às substancias básicas por trás das transformações da natureza.

Já demos o primeiro passo para a nossa aventura, vamos passar pelos principais filósofos da natureza e acompanhar suas principais ideia…

Próximo post
04/05 –> Os três Filósofos de Mileto.

Abraço a todos
Carlos Maciel O. Bastos (Quake)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s