[L] Instalar o MATE no debian Wheezy (7) / Ubuntu


E ai galera, tudo bem? Por mais que eu teste outras distros sempre acabo voltando para a minha paixão (debian). Desta fez instalei a versão “testing” no meu notebook, depois de ter problema com a placa de vídeo no ARCH LINUX, ( achei a distribuição muito boa e recomendo pra quem tem muita experiencia e paciencia… -ainda o mantenho no meu netbook-) Tive que formatar meu noote.

Bem de volta ao debian, dentro de mais algum tempo eles devem estar lançando a versão 7(Wheezy), e eis o problema, minha placa de vídeo é uma VIA , ou seja, sem chance nenhuma de rodar o gnome 3 (por mais que exista uma nova tecnologia que utiliza o processador pra suprir a placa de vídeo, eu testei e até funcionou, o problema foi ocupar sem nada executando, nada mais que 90 % do processador… ou seja, esquece.).

Uma solução é usar o XFCE ou LXDE… mas resolvi experimenta algo novo… resolvi colocar o MATE. Bem mais o que é o MATE?

O Mate é um ambiente grafico (assim como o gnome, kde, LXDE, XFCE, e muitos outros), cuja a principal distribuição é o Linux Mint (derivado do debian e ubuntu) e que aos poucos esta ganhando espaço com outras distribuições ( Há uns 15 dias li uma noticia que o Fedora irá trazer na sua proxima versão o Mate como um dos ambientes graficos). O Mate é um “fork”, do gnome 2 (uma cópia do gnome 2). Bem vamos a instalação.

Inicialmente vamos adicionar ao repositorio do debian o repositorio do Mate (A compatibilidade com o Debian é grande, pois o Mint (distribuição que utiliza o Mate e o mantém) tem uma versao baseada no Debian… portanto vamos lá

Pode se utilizar o gereciador de texto de sua preferencia, como e gosto do vim:

sudo vim /etc/apt/sources.list

e adicione na ultima linha:

No Debian:

deb http://packages.mate-desktop.org/repo/debian/ wheezy main

No Ubuntu:

deb http://packages.mate-desktop.org/repo/ubuntu precise main

Os comandos abaixo é valido para as 2 distribuições.

Agora vamos atualiza o repositório:

sudo apt-get update

Note qe ira ter um erro, pois ainda nao instalamos a chave do pacote, digite:

sudo apt-get install mate-archive-keyring

atualizando novamente o repositório:

sudo apt-get update

Bem, agora vamos instalar o Mate

sudo apt-get install mate-desktop-environment

Agora basta encerrar a sessão e alterar no seu gerenciador de login a opção Mate e pronto. Temos o gnome 2 o Mate… Uma ótima opção para quem não se deu bem com o gnome 3 e gostaria de voltar o gnome 2.

Abraço a todos

PS: Desculpe os erros de portugues, este texto ainda precisa de revisão…

Carlos Maciel (Qake)

About these ads

4 comentários sobre “[L] Instalar o MATE no debian Wheezy (7) / Ubuntu

  1. Perfeito, ainda bem que desenvolveram este FORK, é um dos melhores Layouts que já desenvolveram. Simples e Funcional.

  2. muito bom o post, funcionou tudo blz
    parabens!
    precisando de algo tamos aeee

  3. Conseguiram detonar com o Gnome. Ficou um lixo, uma porcaria. Completamente inútil, e consome uma memória absurda. Teste o o Mate e ficou show de bola.

    • O Maior erro na minha opinião do projeto gnome foi descontinuar o gnome 2. Creio que poderiam ter mantido um grupo dando suporte e concentrar a maior força no gnome 3… mas eu não seria tão duro assim com o projeto gnome … O gnome 3 é relativamente novo e precisa amadurecer muito, mas vendo essas ultimas versões, vejo que eles estão trabalhando na direção certa ( na minha opinião – atualmente tenho instalado o gnome 3.8 junto com o XFCE 4.10)… mas enquanto não chegam la, temos o Mate ou XFCE que também é muito bom e estavel :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s